Jogando Xadrez | 2013

Performance com Washington Silvera

Ano: 2013
Local: Boca Maldita – Curitiba, Brasil
Duração: 1 hora 

Performance com Washington Silvera

Ano: 2013
Local: Boca Maldita – Curitiba, Brasil
Duração: 1 hora 

  • Descrição

  • Sobre

A performance é um simples jogo de xadrez, utilizando o Objeto para Performance do artista Washigton Silvera. Esse objeto é uma mesa de xadrez alongada, com a largura de 40 cm e o comprimento de 2,10m. A performance começa quando vamos à Boca Maldita, centro de Curitiba, levando duas cadeiras e o Objeto para Performance. Montamos a mesa de xadrez, colocamos uma cadeira em cada ponta, colocamos as peças no tabuleiro e, assim, começamos a jogar. Todas as regras do xadrez são respeitadas, como em um jogo comum. A performance termina quando um dos jogadores vence.

O trabalho surgiu a partir do convite do artista Washigton Silvera, após ele ter produzido o Objeto para Performance. A ideia era simplesmente jogar, um jogo simples de xadrez, mas no espaço público. Marcamos para um dia, em horário de almoço, para executarmos esse jogo. Nenhum dos dois é especialista em xadrez e há muito tempo ambos não jogavam. Não havia marcador de tempo; a performance duraria o tempo do jogo. 

Essa é a primeira performance em que exploro uma prática, no caso o jogo, no meu trabalho. Assim sendo, consegui alcançar um âmbito mais amplo da pesquisa sobre a ação, para além da ação simples e mais próximo da ação complexa.

Social

 

Newsletter

Assine a newsletter e saiba mais sobre as atividades de Fernando Ribeiro.

Foto de Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro

Artista da performance e curador, vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Ribeiro se destaca como um dos principais artistas da performance do Sul do país. Sua trajetória conta com mais de 17 anos dedicados a performance art, tendo participado de diversos eventos nacionais e internacionais. Também atua como curador de performance na p.ARTE e Bienal de Curitiba.