Distentio Anime

Performance Distentio Anime

Performance duracional de Fernando Ribeiro, ocorrerá durante a ocupação do espaço Goethe na Vila, na Vila Itororó, entre os dias 3 a 26 de maio de 2018. Nesta performance o artista pretende refletir sobre o passado, presente e futuro da Vila por meio de sua ação.

Distentio animi é um "conceito" criado por Santo Agostinho em sua aporia do tempo para solucionar os problemas do ser e da medida do tempo. O tempo não simplesmente se estende do futuro ao passado, mas é no presente da alma que o tempo se distende como um triplo presente: o presente-passado é a memória, o presente-presente é a atenção e o presente-futuro é a expectativa.

Durante a ocupação, Ribeiro produzirá de tijolos de gesso e por meio deles construirá um labirinto dentro do espaço Goethe na Vila. Com esta ação, o artista pretende distender a alma da Vila Itororó, trazer para o presente a memória de sua construção, dialogar com o Canteiro Aberto de sua reforma e refletir sobre a expectativa de seu futuro.

Estando presente todos os dias da ocupação em ação, o artista estará aberto a receber pessoas, conversar, dialogar e pensar juntos sobre a sua história viva, além de criar eventos pontuais para enriquecer essa reflexão.

Além de sua ação no espaço, o artista manterá um diário em seu website, relatando sobre sua vivência, sobre a experiência na ocupação, sobre suas ações no dia-a-dia.

Social

 
 

Foto de Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro

Artista da performance e curador, vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Ribeiro se destaca como um dos principais artistas da performance do Sul do país. Sua trajetória conta com mais de 17 anos dedicados a performance art, tendo participado de diversos eventos nacionais e internacionais. Também atua como curador de performance na p.ARTE e Bienal de Curitiba.