About Nonsymbolic | 2016

Year: 2016
Number of presentations: 3
Last Presentation: 
Venues: p.ARTE #28 – Curitiba, Brazil | La Plataformance Festival – São Paulo, Brazil | Bienal do Pilarzinho
Length: 2 hours

Year: 2016
Number of presentations: 3
Last Presentation: 
Venues: p.ARTE #28 – Curitiba, Brazil | La Plataformance Festival – São Paulo, Brazil | Bienal do Pilarzinho
Length: 2 hours

  • Description

  • About

Entro no espaço carregando uma maleta prateada. Tiro os sapatos e meias deixando-os em um canto. O conteúdo da maleta só é revelado quando eu a abro. Ela está repleta de velas, sendo 6 velas de 7 dias e 40 velas normais. Todas da cor marrom. Tira as velas de 7 dias, faço uma fileira com elas, colocando-as lado a lado e as acendo. Depois, construo uma torre com essas velas, fixando uma em cima da outra. Para isso utilizo uma vela comum para ajudar. Por fim, coloco a vela comum na ponta superior da torre. Após contruído a torre, pego de 4 a 6 velas por mão na maleta e as acendo com o fogo da torre. Após as velas acesas, as derreto sobre os seus pés. Derreto as velas até o momento em que consigo segurá-las e logo após as jogo acesas no chão. Em seguida, pego mais velas na maleta e volto a derretê-las em meus pés. Repito essa ação até acabar com as velas da maleta e estar com o pé coberto de cera marrom. Com as últimas velas, apago a vela acesa na torre derretendo-a. Com as velas apagadas, levemente retiro os pés da cera derretida, deixando o molde deles no chão.

Meu trabalho com performance sempre esteve focado em questões práticas como o agir, o fazer, o saber-fazer. Quando criei a performance Eu Prometo, de 2011, os elementos com que trabalhei entraram no trabalho devido a necessidades práticas. No fim, percebi que eram elementos extremamente simbólicos – a água quente, o gelo, as pétalas etc.

Este trabalho surgiu exatamente da reflexão sobre o uso de elementos de grande potencial simbólico, contudo, sem explorar sua simbologia. Por isso a escolha da vela e do fogo. O trabalho não é sobre a luz e nem sobre algo religioso ou espiritual. Ele é sobre ir além da simbologia. E é com a ação, com o construir, com o manipular e alterar a matéria que consigo extrair a simbologia desses elementos buscando explorar novos sentidos e significados que possa possuir.

Social

 

Newsletter

Sign the Fernando Ribeiro's Newsletter to receive informations about his activities.

Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro

Performance artist and curator. Lives and works in Curitiba, Brazil. His work is based on exploring the action in a broad sense. He works as curator on p.ARTE and Bienal de Curitiba.