Dia-a-dia
um diário da performance Distentio Anime no espaço Goethe na Vila.

Uma semana para a Distensão

Falta uma semana para começar a performance Distentio Anime no espaço Goethe na Vila, Vila Itororó, São Paulo. Estando ainda em Curitiba, a produção está toda encaminhada, tanto aqui quanto em São Paulo. A expectativa é grande para a execução desta performance. 

Gostaria aqui de falar um pouco mais sobre ela, aproveitando esse momento anterior a performance em si, onde deverei me concentrar mais no dia-a-dia da performance.

Criei o projeto da Distentio Anime em 2014. Foi um dos projetos que apresentei a Marina Abramovic com intenção de participar da exposição Terra Comunal. Tendo Marina escolhido o projeto da performance O Datilógrafo | 2015, guardei este projeto pensando em realizar em um futuro. Naquele momento ela tinha outro nome e ainda não tinha feito a relação com a Aporia do Tempo de Santo Agostinho.

Esta relação veio posteriormente, quando eu já estava projetando a Trilogia do Tempo. A construção de tijolos e do labirinto era o melhor entendimento prático que encontrei da Distensão da alma. Assim, comecei a pensar esse projeto de ações mais no sentido da relação entre passado, presente e futuro. Ainda assim, a performance continuou como um projeto a ser executado. 

No ano passado já havia uma possibilidade de apresentação dessa performance em Curitiba (e que em breve pretendo trazer informações sobre isso), contudo, ao entrar em contato com o edital do Goethe na Vila e conhecer melhor sobre a Vila Itororó, cheguei a conclusão que essa performance foi criada para esse espaço. Todas as questões sobre presente, passado e futuro e a conexão direta com a ação de construir tijolos, paredes e um labirinto estão conectadas diretamente com a vida desse espaço.

Em dezembro passado, quando estive conhecendo pessoalmente o local e sabendo ainda mais sobre sua história e construção, não tive dúvidas o quanto a Vila Itororó é o espaço para a Distentio Anime.

Agora estou saindo do projeto para a realização. Estou saindo do ideal para o vivo. Em breve estarei em ação.

Social

 

Newsletter

Assine a newsletter e saiba mais sobre as atividades de Fernando Ribeiro.

Foto de Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro

Artista da performance e curador, vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Ribeiro se destaca como um dos principais artistas da performance do Sul do país. Sua trajetória conta com mais de 17 anos dedicados a performance art, tendo participado de diversos eventos nacionais e internacionais. Também atua como curador de performance na p.ARTE e Bienal de Curitiba.