Sobre a Distentio Anime
Performance duracional de Fernando Ribeiro que ocorreu no espaço Goethe na Vila, na Vila Itororó, entre os dias 3 a 26 de maio de 2018. Por meio de sua ação, o artista propôs uma reflexão sobre o passado, presente e futuro da Vila.
Distentio animi é um "conceito" criado por Santo Agostinho em sua aporia do tempo para solucionar os problemas do ser e da medida do tempo. O tempo não simplesmente se estende do futuro ao passado, mas é no presente da alma que o tempo se distende como um triplo presente: o presente-passado é a memória, o presente-presente é a atenção e o presente-futuro é a expectativa.
Foram 187 horas de performance, onde Ribeiro produziu 2.673 tijolos de gesso e construiu um labirinto dentro da casa.
Sobre o Goethe na Vila
Vila Itororó, Casa 8 | Foto: Fernando Stankuns
O Goethe na Vila faz parte de uma expertise internacional do Goethe-Institut, a partir de outros espaços para projetos como o Goethe on Main em Johannesburgo e o Ludlow 38 em Nova York. Sua contribuição ao Vila Itororó Canteiro Aberto, projeto da Secretaria Municipal de Cultura realizado em parceria com o Instituto Pedra, tem como objetivo potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados em ativar o mesmo.
Website: www.goethe.de/saopaulo/goethenavila
Sobre a Vila Itororó
Foto: Nelson Kon
A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. A Vila Itororó foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT. Em 2006 foi decretada área de utilidade pública, tendo sido desapropriada pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais. A restauração da Vila Itororó, iniciada em 2013, é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra.
Website: http://vilaitororo.org.br/