Performance Distentio Anime

Performance duracional de Fernando Ribeiro, ocorrerá durante a ocupação do espaço Goethe na Vila, na Vila Itororó, entre os dias 3 a 26 de maio de 2018. Nesta performance o artista pretende refletir sobre o passado, presente e futuro da Vila por meio de sua ação.

Distentio animi é um "conceito" criado por Santo Agostinho em sua aporia do tempo para solucionar os problemas do ser e da medida do tempo. O tempo não simplesmente se estende do futuro ao passado, mas é no presente da alma que o tempo se distende como um triplo presente: o presente-passado é a memória, o presente-presente é a atenção e o presente-futuro é a expectativa.

Durante a ocupação, Ribeiro produzirá de tijolos de gesso e por meio deles construirá um labirinto dentro do espaço Goethe na Vila. Com esta ação, o artista pretende distender a alma da Vila Itororó, trazer para o presente a memória de sua construção, dialogar com o Canteiro Aberto de sua reforma e refletir sobre a expectativa de seu futuro.

Estando presente todos os dias da ocupação em ação, o artista estará aberto a receber pessoas, conversar, dialogar e pensar juntos sobre a sua história viva, além de criar eventos pontuais para enriquecer essa reflexão.

Além de sua ação no espaço, o artista manterá um diário em seu website, relatando sobre sua vivência, sobre a experiência na ocupação, sobre suas ações no dia-a-dia.

Vila Itororó

Foto: Nelson Kon

A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. A Vila Itororó foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT. Em 2006 foi decretada área de utilidade pública, tendo sido desapropriada pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais. A restauração da Vila Itororó, iniciada em 2013, é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra.

Website: http://vilaitororo.org.br/

Goethe na Vila

Vila Itororó, Casa 8 | Foto: Gabriel Quintão

 

A Vila Itororó possui horários especiais para a visita do público. Durante essas visitas, as pessoas poderão acessar o espaço, conversar com o artista, tomar um café, estabelecer uma troca com o artista e com a obra em processo. Os horários são os seguinte

 

Quintas-feiras: 16-17h | 18h-20h
Sextas-feiras: 16h-17h
Sábados: 14h-17h

*Obrigatório o uso de calçados fechados.

 

A Vila Itororó está localizada na Rua Pedroso, 238, Bela Vista. São Paulo – SP. Próximo ao metrô São Joaquim – Linha 1 Azul

 

Goethe na Vila

Vila Itororó, Casa 8 | Foto: Fernando Stankuns

O Goethe na Vila faz parte de uma expertise internacional do Goethe-Institut, a partir de outros espaços para projetos como o Goethe on Main em Johannesburgo e o Ludlow 38 em Nova York. Sua contribuição ao Vila Itororó Canteiro Aberto, projeto da Secretaria Municipal de Cultura realizado em parceria com o Instituto Pedra, tem como objetivo potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados em ativar o mesmo.

Website: www.goethe.de/saopaulo/goethenavila

A performance Distentio Anime é a terceira residência a ocupar o projeto Goethe na Vila, na Vila Itororó.

Performance duracional, acontecerá entre os dias 3 e 26 de maio de 2018 no Espaço Goethe na Vila, na Vila Itororó – Canteiro Aberto, São Paulo.

Subcategorias

Social

 
 

Foto de Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro

Artista da performance e curador, vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Ribeiro se destaca como um dos principais artistas da performance do Sul do país. Sua trajetória conta com mais de 17 anos dedicados a performance art, tendo participado de diversos eventos nacionais e internacionais. Também atua como curador de performance na p.ARTE e Bienal de Curitiba.